As centenas de pessoas mortas em Brumadinho foram lembradas neste primeiro ano da tragédia  (ANSA)
 
 
 
A região esteve reunida neste sábado (25) para o primeiro aniversário da tragédia que matou 272 pessoas e destruiu o meio ambiente. A Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração, da CNBB, divulgou uma nota de apoio ao evento, em "solidariedade às famílias que tiveram subtraídos de si seus entes queridos há um ano. Também manifestamos total apoio à Arquidiocese de Belo Horizonte que foi samaritana junto ao povo de Brumadinho".
 

Andressa Collet - Cidade do Vaticano

Centenas de pessoas participaram da I Romaria pela Ecologia Integral em Brumadinho, organizada pela Arquidiocese de Belo Horizonte. A região esteve reunida para o primeiro aniversário da tragédia que matou 272 pessoas e destruiu o meio ambiente. Aos fiéis no início da mobilização, Dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e responsável por aquela região pastoral, pediu um minuto de silêncio pelos irmãos falecidos.

Nota de apoio da CNBB

A Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração, da CNBB, divulgou uma nota de apoio ao evento neste sábado (25), em "solidariedade às famílias de Brumadinho que tiveram subtraídos de si seus entes queridos há um ano. Também manifestamos total apoio à Arquidiocese de Belo Horizonte que foi samaritana junto ao povo de Brumadinho desde o início e que hoje, 25 de janeiro de 2020, para marcar este primeiro ano da tragédia-crime, realiza a I Romaria pela Ecologia Integral".

A nota segue enaltecendo os esforços pelo testemunho cristão das pessoas envolvidas na organização do evento, pois "é assim que Jesus Cristo quer sua Igreja, presente, com sinais visíveis do Reino, sendo solidária, amiga dos pobres e vitimados, consolo na dor e profética diante das injustiças". Dom Sebastião Lima Duarte, bispo de Caxias-MA e presidente da Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração da CNBB que assina a nota, finaliza "que a injustiça não triunfe sobre os justos, sabendo todos que 'a glória de Deus é que o homem viva, e a felicidade maior do ser humano é poder contemplar um dia a face do Senhor!'".

 

I Romaria pela Ecologia Integral em Brumadinho