Foi concluída na manhã desta quinta-feira, 14 de novembro, a Assembleia Regional Pastoral do regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na ocasião, bispos, administradores diocesanos, coordenadores diocesanos de pastoral, representantes dos presbíteros e leigos que coordenam pastorais, organismos e movimentos no Espírito Santo e em Minas Gerais aprovaram as indicações pastorais que irão orientar as ações da Igreja na região nos próximos anos. As orientações tem como base as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 (DGAE), aprovadas na 57ª Assembleia Geral da CNBB.

Arcebispo partilha reflexões sobre o Sínodo

Durante a Assembleia, dom Walmor partilhou importantes reflexões sobre o Sínodo para a Amazônia, no horizonte da Ecologia Integral. O Arcebispo, que preside a CNBB, foi um dos bispos indicados pelo Papa Francisco para integrar o Sínodo para a Amazônia.

Dom Walmor destacou que a Assembleia do Sínodo compartilha as alegrias de um novo  caminho para a Igreja: “viver um novo tempo de esperança, sobretudo pela experiência de partilhar o que pensamos, o que sentimos, abrindo-nos à ação do Espírito Santo de Deus, para encontrarmos novos caminhos: conversão ecológica, cultural, pastoral, sinodal”.

O Arcebispo ressaltou que o Sínodo continua e, por isso mesmo, é preciso compartilhar toda sua riqueza. “É o que quero sempre fazer, para refletirmos e assim, como Igreja, darmos as respostas novas na Amazônia e, no horizonte da Ecologia Integral, a partir da Amazônia, darmos as respostas novas no Brasil e no mundo inteiro. É muito importante a atenção de todos nós, a experiência de partilhar e de escutar para nos deixar interpelar”.

A Assembleia Regional Pastoral do Leste 2 reúniu os  bispos das dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo,  no período de 11 a 14 de novembro, na Arquidiocese de Belo Horizonte.

A construção do caminho pastoral

O presidente do Regional Leste 2 da CNBB, dom José Carlos de Souza Campos, lembrou que a Assembleia Pastoral é lugar de convivência, partilha e comunhão que fortalecem a fraternidade episcopal e eclesial. “É o lugar em que vamos construindo caminhos comuns. A intenção dessa Assembleia é pensar nosso caminho pastoral para os próximos quatro anos, a partir de quatro pilares: do pão, da palavra, da caridade e da missão. O Regional não tem interferência sobre as dioceses, mas precisa ser o lugar onde a gente dialoga sobre diferentes questões, onde se mantêm vivas as questões que não podem morrer, pois dizem respeito à vida da Igreja, à vida da nossa gente”.

Dom José Carlos explicou o propósito é fazer do Regional um caminho, com propostas e indicações pastorais que vão ajudá-lo a continuar sendo lugar de partilha e, assim, ajudar as comissões episcopais a oferecerem às dioceses a possibilidade de formação, com reflexões sobre as indicações pastorais. “Finalmente, creio que as indicações pastorais construídas aqui podem ajudar as dioceses, que estão fazendo seus planos pastorais, irem na mesma direção” – disse o bispo.


Dom Walmor com a presidência do Regional Leste 2 da CNBB: dom José Carlos, presidente, e dom Paulo Bosi, vice-presidente,   à direita; e dom Geovane Luís, secretário, à esquerda