19 de Outubro de 2019  Pastorais 

 

“Comunicação como estratégia para as Relações Humana” teve início, nesta sexta-feira, 17 de setembro, o Mutirão de Comunicação Regional CNBB Leste 2. O evento está em sua segunda edição e acontece no Auditório da PUC Minas, reunindo os agentes da Pastoral da Comunicação, Assessores de Comunicação e Imprensa das (Arqui)Dioceses do Regional Leste 2, além de sacerdotes, estudantes de comunicação e membros de outras pastorais. A mesa de abertura foi composta pelo Bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), Dom Joaquim Giovani Mol, que também é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora, Bispo referencial para a Pascom no Regional Leste 2 da CNBB; Pe. Tiago Silva, assessor de comunicação para a Comissão Episcopal Pastoral da Comunicação; Pe. Roberto Marcelino de Oliveira, secretário executivo do Regional Leste 2 da CNBB; Mozahir Salomão, secretário de Comunicação Institucional da PUC Minas; Janaina Gonçalves, a coordenadora da Pastoral da Comunicação (Pascom) Regional Leste 2 CNBB, que trouxeram a tônica da comunicação, como oportunidade de compartilhar, estar a serviço e ir ao encontro do outro.

Convidada a assumir a coordenação da mesa de abertura do evento, por Dom Joaquim Mol, Janaina Gonçalves, saudou o participantes e falou da alegria de ver o retorno nas dioceses e paróquias, que marcaram presença neste Muticom. “Preparamos muitas coisas boas para que os ‘pasconeiros’ possam incrementar a Pastoral da Comunicação. Este ano, trazemos a temática ‘Comunicação como estratégia para as Relações Humana’, lembrando a comunicação que propõe o Papa Francisco a cada um de nós. É muito bom esse encontro com vocês. Que possamos ir ao encontro dos outros”, disse a coordenadora. Dom Gil Antônio Moreira lembrou o primeiro Muticom foi realizado há dois anos e também aconteceu na PUC Minas. Ele ressaltou que houve um grande crescimento na participação de agentes e dioceses no campo da Comunicação do Regional Leste 2, o que pôde ser confirmado com número ainda maior de comunicadores, nesta edição. “Agradeço por terem aceitado o convite e o tema desse Muticom é algo de grande significação. Não fazemos comunicação apenas por motivos humanos, mas por motivos de fé. Estamos aqui porque somos agentes de pastoral e membros de uma igreja. Portanto, a nossa presença aqui não é apenas técnica, mas uma presença de fé”, ressaltou o bispo referencial para a Pascom no Regional Leste 2 da CNBB. Finalizando a abertura do evento, Dom Joaquim Mol também acolheu os comunicadores e os convidou a exercer seu ministério, serviço e missão apaixonadamente. “Vocês são muito importantes no processo de comunicação. Apenas no regional leste 2 são 4136 comunicadores.

É um número muito significativo. Portanto, precisamos formar uma grande rede, fazendo com que a Igreja comunique mais. Quanto mais comunicação, mais oferta dessa alegria que se chama Jesus Cristo”, finalizou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. Palestra de Abertura Iniciando as discussões da primeira noite do evento, a palestra de abertura esteve a cargo de Alan Domingues, professor da PUC Minas, que trouxe o tema “Gestão Estratégica das Redes Sociais”. Ele pontuou as mudanças das nossas ações cotidianas, com os avanços do uso, cada dia mais potencializado, das mídias sociais. “Nunca estivemos tão conectados. Nós, que atuamos como comunicadores, precisamos ficar atentos ao comportamento do usuário, todo momento. Temos que ser observadores dessa dinâmica e aplicá-la em nosso favor, como estratégia de comunicação, insights e ideias para atuarmos melhor nas redes sociais”, ressaltou o professor que é estudioso das redes, sociais. O Muticom Regional CNBB Leste 2, que também conta a presença de participantes da Diocese de Botucatu da cidade de São Paulo e da TV Evangelizar de Curitiba no Paraná, segue durante todo o dia de hoje, com palestras e oficinas.

As fotos do evento serão divulgadas em breve