Outubro é conhecido popularmente como o mês do Rosário de Nossa Senhora. Além da festa de Nossa Senhora do Rosário, dia 7 de outubro, teremos também a festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, dia 12 de outubro. Convido à oração do santo Rosário todos os dias do mês, especialmente na intenção dos missionários e das missões.

No Brasil, há muito tempo, Outubro também é conhecido como “mês missionário”, pois acontecem muitas iniciativas missionárias durante o mês. E também se faz a coleta para as missões, na Igreja de todo o mundo. Cultivamos, portanto, certa “tradição missionária” no mês de Outubro.

Mas, neste ano, o Papa Francisco pede que Outubro seja um “mês missionário extraordinário” em toda a Igreja, para recordar a natureza e a finalidade missionária da própria Igreja. Ela, ou é missionária, ou não é a Igreja que Cristo quis e quer... Devemos tomar uma consciência sempre mais profunda do vasto horizonte missionário que temos diante de nós, aqui perto e em terras distantes!

Na 5ª. Conferência Geral dos Bispos da América Latina e do Caribe, realizada em Aparecida (2007), os Bispos pediram que nossa Igreja passe de uma pastoral de mera conservação a uma pastoral decididamente missionária. E o Papa Francisco passou esse recado à Igreja do mundo inteiro com a sua Exortação Evangelii Gaudium (2014), sobre a evangelização para a transmissão da fé. Ele também nos convida a sermos uma “Igreja em saída missionária”, não ficando voltados apenas para dentro da própria Igreja.

Por isso, também em nossa Arquidiocese teremos muitas iniciativas missionárias ao longo do inteiro mês de Outubro. Na minha Carta Pastoral sobre o sínodo arquidiocesano (2019) já ofereci várias sugestões e orientações para a vivência deste mês missionário de Outubro em todas as nossas paróquias e comunidades. Convido a reler isso na Carta Pastoral.

Além disso, em Outubro teremos também a Assembleia extraordinária, para a Amazônia, do Sínodo dos Bispos. O objetivo dessa Assembleia sinodal também é missionário. Convido a acompanhar com interesse e oração os debates e reflexões desse sínodo, que se realiza em Roma. O foco da Assembleia é a missão da Igreja em relação ao homem e ao ambiente da Amazônia. O Papa exorta a Assembleia sinodal a encontrar novos e eficazes caminhos para a evangelização na Amazônia.

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo