A Cúria Metropolitana de Belo Horizonte alerta que algumas pessoas sem vínculo com a Igreja têm se apresentado – nas redes sociais, em publicações patrocinadas ou a partir de outros meios – como habilitadas para realizar e oferecer assistência na celebração de casamentos.

Com certa frequência, essas pessoas utilizam símbolos, sinais, vestes ou nomenclatura que se assemelham aos da Igreja Católica. Isso contribui para gerar confusão. Assim, alertamos que a celebração de sacramentos e outros atos religiosos praticados por pessoas que não estejam em comunhão com a Igreja Católica não têm efeito sacramental ou canônico. Desta forma, não são, sob nenhuma condição, reconhecidos pela Arquidiocese de Belo Horizonte.

Recentemente, algumas pessoas têm procurado a Cúria Metropolitana para saber se o senhor que se apresenta como “dom Carmo Fredson” está habilitado para realização e assistência a casamentos pela Igreja Católica. Ele tem se apresentado nas redes sociais oferecendo-se para a realização e assistência a casamentos.
Informamos que esse senhor não pode celebrar o Sacramento do Matrimônio no contexto da Igreja Católica Apostólica Romana. Por isso, esclarecemos que as celebrações realizadas pelos senhor que se apresenta como “dom Carmo Fredson” não são reconhecidas pela Igreja.
Importante: os padres e diáconos da Igreja Católica não se oferecem para celebrar sacramentos via anúncios. A Arquidiocese de Belo Horizonte tem um catálogo digital com a lista de seus padres e diáconos. Por isso, recomendamos sempre a consulta ao nosso catálogo de padres, diáconos e paróquias: Clique aqui para ver.