O Arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor, falou , nesta quinta-feira, dia 18 de julho, aos participantes do Seminário de Estudo do Documento de Trabalho do Sínodo dos Bispos sobre a Pan-Amazônia, na sede do Centro Cultural Missionário, em Brasília-DF.

O evento reúne 50 participantes, dentre eles, 23 bispos – cinco integrantes do Conselho Pré-Sinodal-, o secretário Executivo da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM, assessores e especialistas. Também estão presentes  representantes de outras regiões do país e de países da Pan-Amazônia.

A proposta do encontro é aprofundar coletivamente o estudo do Documento de Trabalho, a partir do contexto desafiador da Amazônia e da memória do percurso sinodal realizado até agora,  com o objetivo de elaborar indicações concretas e fundamentadas a serem apresentadas na Assembleia Sinodal,  no mês de outubro, no Vaticano.

Três grandes eixos norteiam os estudos: A realidade amazônica; Uma Igreja toda ela ministerial e os desafios do mundo urbano, que concentra 80% da população da Região Amazônica.