Creio que a melhor e mais bela herança que podemos deixar para as pessoas é a de educá-las na fé. Seja criança, adolescente, jovem e adulto, todos são objetos de formação, porque ninguém nasceu sabendo. Este é um papel fundamental que faz parte dos compromissos familiares. Foi o que aconteceu na Família de Nazaré, quando Jesus crescia em conhecimento, sendo orientado pelos pais.

A Igreja é formadora dos cristãos na fé. São vários espaços que ajudam nesta missão, começando pela família, pela comunidade, pela catequese, pelas paróquias, santuários etc. No Triângulo Mineiro, além de muitas Paróquias cuja Padroeira é Nossa Senhora da Abadia, temos Romaria da Água Suja, que se destaca como um Santuário concorrido por romeiros para expressar sua religiosidade de fé.

Neste ano de 2019 estamos completando 149 anos desta riqueza de religiosidade popular, com a presença, todos os anos, de milhares de devotos que vão à busca da benção generosa da Mãe de Deus. Com isto o Santuário se torna um grande palco de anúncio da Palavra de Deus, de evangelização, de compromisso com a Igreja e de formação das pessoas na fé e na vida de comunidade.

Em 2020 teremos a grande festa de comemoração de um século e meio de evangelização na cidade de Romaria. Significa que Nossa Senhora da Abadia foi a grande evangelizadora nesses 150 anos, porque ela vem atraindo multidões com a finalidade de vivenciar uma espiritualidade mariana como caminho concreto de fé cristã. O ano será de ação de graças por tantas bençãos.

Maria, com o título de Nossa Senhora da Abadia, é a Mãe que nos educa na fé há 149 anos. Quantas pessoas passaram por Romaria nesse tempo! O local tem clima de alegria, de fé, de festa e de muita espiritualidade. Faz bem participar do Jubileu e ver o semblante feliz dos romeiros, que chegam de todos os lados e de formas diversas: a pé, a cavalo, de carro de boi, bicicleta, carro etc.

O legado histórico que Romaria construiu neste quase um século e meio de existência eleva muito a vida da Igreja. Todos aqueles que vão ali marcados por um compromisso sincero de fé, certamente voltam para suas comunidades levando na bagagem a experiência de ter vivenciado um clima religioso comprometido com Jesus Cristo, tendo Nossa Senhora da Abadia como caminho.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba.