Acolhida e Oração Inicial

Bem-vindos a este encontro de oração, confraternização e renovação de nossa fé e de nosso ardor missionário e nos reunimos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

(cada um pode colocar em voz alta ou em silêncio suas intenções para o encontro)

 

É o Senhor que nos convoca para a missão: Ide! O dinamismo missionário da Igreja procede do amor misericordioso de Deus Pai que envia-nos seu Filho e seu Espírito. "O Pai é fonte da missão e atua no mundo através do Filho e do Espírito" (Doc 62/CNBB, n. 46) Toda Igreja é chamada a assumir o dinamismo missionário a serviço da construção do Reino de Deus.

Todos: "O Espírito do Senhor, repousa sobre mim. O Espírito do Senhor, me escolheu e me enviou"

L1 Ò Deus Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos louvamos pela vossa comunhão. Sois o fundamento de nossa fraternidade.

Todos: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

L2 Ajudai-nos a construir uma convivência fraterna, respeitosa das diferenças e solidária com todas as pessoas.

Todos: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

L3 Abençoai a todos que nos ajudam na concretização do Reino e a nós que peregrinamos rumo ao mesmo  Reino de Deus, que é comunhão total e vida eterna.

Todos: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Animador: Despertai vocações missionárias no campo e na cidade, para que possamos com Maria, construir um mundo novo sem exclusões, na dignidade e na paz.

Todos: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Louvemos e agradeçamos ao Criador por tudo o que ele realiza entre nós, com o salmo 92.

L1 É bom louvar ao Senhor e tocar ao teu nome, ó Altíssimo; anunciar pela manhã teu amor e tua fidelidade pelas noites.

Refrão: Bendirei ao Senhor todo tempo, minha boca vai sempre louvar, a minh'alma o Senhor glorifica, os humildes irão se alegrar.

L2 É Bom louvar ao Senhor com a lira de dez cordas e a cítara; com as vibrações da harpa, pois tu me alegras com teus atos, Senhor, e eu exulto com as obras de tuas mãos.

Refrão: Bendirei ao Senhor todo tempo, minha boca vai sempre louvar, a minh'alma o Senhor glorifica, os humildes irão se alegrar.

L3 É bom louvar ao Senhor e dizer sempre: "quão grandes são tuas obras, ó Senhor, e teus projetos, quão profundos".

Refrão: Bendirei ao Senhor todo tempo, minha boca vai sempre louvar, a minh'alma o Senhor glorifica, os humildes irão se alegrar.

 

Vamos lembrar e rezar pelas coisas boas que existem em nossas paróquias e comunidades eclesiais e que são suscitadas pela ação do Espírito Santo, condição de possibilidade de sermos verdadeiramente Igreja de Cristo, por isso digamos Nós vos damos graças Senhor por nossa Missão

Todos: Nós vos damos graças Senhor por nossa Missão.

Animador: Vamos rezar também pelas coisas que ainda não estão bem na comunidade eclesial e atrapalham a nossa missão, por isso pelas brigas e fofocas, rezemos: Perdoai-nos Senhor e ajudai-nos a crescer em nossa missão.

 

Oração final

L1 A comunidade eclesial é lugar privilegiado onde as pessoas se encontram, se amam e partilham a mesma fé. Nela somos chamados a viver os valores do Reino: fraternidade, solidariedade, justiça, amor aos inimigos.

Todos: Esta é a missão que o Senhor nos confia: testemunharmos o amor de Deus ao mundo.

L2 O Espírito Santo age em nós e nos capacita para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo. Missão é anunciar a Boa Notícia de Jesus Cristo Ressuscitado, que traz a vida plena, a alegria, a justiça, e a paz para todos os seus filhos. É isto que buscamos realizar no nosso ministério presbiteral: anunciar e transmitir com alegria a vida plena que trouxe Jesus nosso Salvador.

Todos: O espírito do Senhor nos ungiu e nos enviou para vivermos em comunidade, defendendo a vida e anunciando a alegria de seguir Jesus.

Animador: A comunidade era espaço de comunhão com Deus e com os irmãos. O testemunho de cada membro garantia o vigor missionário da Igreja nascente. Somos hoje nesta, confraternização, chamados a sermos fiéis à escuta da Palavra do Senhor e convidados a revigorar nosso entusiasmo testemunho.

Todos: Na comunidade os cristãos vivem a comunhão com Deus e com os irmãos.

 

Rezemos a Oração pelas vocações sacerdotais do Papa Paulo VI:

Ò Jesus, divino Pastor das almas que chamastes os Apóstolos para fazer deles pescadores de homens, atraí a vós almas ardentes e generosas de jovens, para torná-los vossos seguidores e vossos ministros; fazei com que eles participem de vossa sede de Redenção universal, pela qual renovais sobre os altares o vosso sacrifício. Vós, ó Senhor, "sempre vivo a interceder por nós" (Hb 7,25), abri para eles os horizontes do mundo inteiro de tantos irmãos, onde a silenciosa súplica de tantos irmãos, a fim de que, respondendo ao vosso chamamento continuem aqui na terra a vossa missão, edifiquem o vosso Corpo Místico que é a Igreja e sejam "sal da terra e luz do mundo" (Mt 5,13).

 

Oração pelas vocações (Paulo VI):

Senhor, pelo Batismo, vós nos chamastes à santidade e à cooperação generosa na salvação do mundo. Na messe que é grande, auxiliai-nos a corresponder à nossa missão de membros do Povo de Deus.

Qualquer que seja o chamado, que cada um de nós seja verdadeiramente outro Cristo no meio dos homens.

Ó Senhor, por intercessão de Maria, mãe da Igreja, concedei-nos o dom misericordioso de muitas e santas vocações sacerdotais, religiosas, missionárias e leigas de que a Igreja necessita. Amém.

Animador: Pai nosso... Que durante toda a vida, Deus nos torne firmes na fé, alegres na esperança e nos testemunho, animados e corajosos na solidariedade e serviço aos pequenos. Amém

-    Que o Senhor nos abençoa e nos guarde!Amém

-    O Senhor faça brilhar sobre nós a sua face e nos seja favorável. Amém.

-    O Senhor volte para nós o seu rosto e nos dê a paz!Amém

-    Abençoe-nos Deus todo poderoso que é Pai, Filho e Espírito Santo Amém.