Maria, Mulher Eucarística” Ecclesia de Eucharistia, Cap. 6


A canonização do Pe Daniel Comboni e a beatificação da madre Tereza de Calcutá expoem ao mundo outros dois modelos de santidade missionária. O testemunho de vida de cada um mostra com que devoção deverá ser lembrado. Daniel Comboni nasceu na Itália em 15 de março de 1831. Consagrou sua vida à Africa. Dá vida a um projeto que tem como lema "Salvar a África com a África". Fiel ao seu lema, luta pela abolição da escravatura e funda, em 1867, os Missionários Combonianos e em 1872 as Missionárias Combonianas. Morreu no Sudão em 10 de outubro de 1881. Seu ideal é vivido por cerca de 4000 homens e mulheres. Madre Tereza de Calcutá, em 1948, deixa o conforto do convento para estar junto dos mais pobres, na periferia de Calcutá. Em 1950 funda a Congregação das Missionárias da Caridade com um voto especial: dar tudo a serviço dos pobres, sem a mínima recompensa. Seu exemplo será reconhecido com a beatificação no dia 19 de outubro de 2003.


MISSIONÁRIAS DA CARIDADE CONTINUAM CRESCENDO: As missionárias da Caridade continuam crescendo em todo o mundo após a morte de sua fundadora, Madre Teresa de Calcutá que será beatificada por João Paulo II no dia 19 de outubro. Irmã Nirmala Joshi, Superiora Geral das Missionárias da Caridade atribui este grande crescimento "à graça de Deus e às orações de Madre Teresa no céu". Por ocasião do falecimento da Madre Teresa, a congregação contava com 456 casas em 101 países. Conta, hoje, com 710 casas em 132 países. Segundo o Anuário Pontifício 2003, as Missionárias da Caridade são atualmente 4.690 religiosas e noviças.


EXPOSIÇÃO DE FOTOS DE JOÃO PAULO II: Na comemoração dos 25 anos de Pontificado do Papa João Paulo II, acontece, em Roma, uma exposição de fotos que tem como tema: "O Apóstolo da Paz: João Paulo II". Promovida pela Arquidiocese de Seul, pelo Ministério da Cultura e do Turismo da Coréia do Sul e pelo Conselho Católico Apostólico Coreano, a exposição retrata João Paulo II como um grande comunicador e alguns momentos dos 25 anos de seu Pontificado. As fotos são do sul-coreano Nam-Sik Baik, que destacou o empenho do Papa pela Coréia.