"Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salvá-la-á" (Mc 8, 35)

A Palavra de Deus faz renovar em nós a vocação profética: anunciar, denunciar e, mais que tudo, ser sinal do Reino no nosso mundo.

Não basta apenas falar de Deus. É necessário transformar a realidade em que vivemos, com a força do Evangelho.

Evangelizar, palavra-chave que resume toda a ação de Jesus e toda vida da Igreja, viver como Jesus há de ser também o projeto de todo o cristão evangelizador (anunciando e denunciando).

Evangelizar é colocar a Boa-Nova como fonte de vida, esperança, amor, justiça e de paz. É acreditar que pode fazer a diferença, evangelizando com fé e amor, tendo descoberta a nossa vocação, então podemos revolucionar toda uma história de vida. É crer que Deus cumprirá o que disse: "Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai" (Mt 10, 8). O cristão de fé vive sua vocação sem mesmo ver se há chão para pisar; mas Deus que o mandou avançar já colocou uma rocha por baixo de seus pés.

Se nos entregarmos em total confiança ao Senhor, nossa vida inteira se transformará entre nossos olhos. Fé é crer no que não vemos.

O homem de Deus vive da fé, isto é, vive acreditando e não quer nem aceitar viver de outra maneira. Quando algo lhe parece impossível de fazer, ele faz o que pode e pede a Deus que lhe conceda a graça de fazer o que não pode.

A palavra de Deus é o eixo em torno do qual gira a vida da comunidade, é o luzeiro que ilumina os nossos passos, iluminados pelo Evangelho descobrimos o grande amor de Deus por cada um de nós. Assim ao descobrir-se amado por Deus, o cristão compreende a própria dignidade transcendente, aprende a não se contentar de si a encontrar o outro em uma relação cada vez mais humana. Sentindo-nos renovados no amor de Deus somos capacitados a transformar as regras e a qualidades das relações, inclusive as estruturas sociais: são pessoas capazes de levar a paz onde há conflitos, de construir e cultivar as relações fraternas, de buscar a justiça onde prevalece a exploração do homem pelo homem. Somente o amor é capaz de transformar de modo radical as relações que os seres humanos tem entre si.

O amor Cristão move à denúncia, a proposta e ao compromisso de elaboração de projetos em campo comunitário, cultural e social, a humanidade compreende cada vez mais está ligada por um único Deus que requer uma comum igualdade: "eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10, 10b). Temos a necessidade de uma maior consciência, que nos oriente a um caminho comum. Portanto uma autêntica evangelização faz com que as pessoas, por elas iluminadas se tornem capazes de interpretar a realidade em que vive e assim procurar caminhos apropriados para a ação, assim fazendo parte da missão evangelizadora da Igreja.

"Que vocês jamais se esqueças que Deus os amam infinitamente, que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois, a vida é construída nos sonhos e concretizada no amor".