19 de abril: dia do índio e dia do exército brasileiro

 

 

O índio, mais propriamente denominado de aborígene ou de indígena (1), é o primeiro habitante da Terra de Santa Cruz. Milhões foram dizimados nos albores da colonização portuguesa. Felizmente, a Igreja, principalmente por meio da Companhia de Jesus, sempre se colocou na defesa desses nossos irmãos nativos (2).

Hoje em dia, a situação dos índios ainda continua dramática, porque os seus territórios, malgrado demarcados pelo governo, são amiúde invadidos por grileiros, madereiros e mercadores de toda sorte.

O exército brasileiro constitui-se em uma das mais venerandas e respeitáveis instituições pátrias. Em recente pesquisa, aparece em segundo lugar na credibilidade do povo, perdendo apenas para a Igreja. Com efeito, os membros do exército têm a grave incumbência de manter a paz no torrão brasileiro, protegendo nossa nação de uma possível invasão bélica.

No fundo, duas segmentações harto relevantes no panorama brasílico: os índios ou aborígenes e o exército nacional. Nesse dia 19 de abril, procuremos valorizar e enaltecer essas duas vertentes da cultura dos habitantes do Brasil.

 

Dr Edson L. Sampel

 

(1) Na verdade, a expressão "índio" se deve a um equívoco do Colombo que, chegando a América, pensou estar aportando nas Índias.

(2) Quem quiser ter um exemplo da atuação bastante eficaz da Igreja em prol dos aborígenes, assista ao excelente filme "A missão", de Rolland Joffé.