Mês de setembro festeja-se, de modo especial, o mês da Bíblia dedicando um dia especial que é o dia onde se celebra o sacerdote e doutor da Igreja, São Jerônimo que teve em Roma excelente instrução e durante toda a sua vida, devido a várias viagens, foi se aprimorando com encontros e amizades com famosos Santos Padres orientais. Foi batizado aos vinte e cinco anos e feito sacerdote aos trinta e oito, Jerônimo possui um caráter forte e um temperamento de fogo, era leal, austero e apaixonado, impetuoso e reto. Era homem de uma fantástica erudição com domínio de várias línguas, algo que muito lhe ajudou para o seu trabalho de tradução do texto Bíblico. Lutou muito consigo mesmo contagiando as pessoas pela sua virtude e piedade. O primeiro momento de sua vida foi acompanhado de viagens ao Ocidente e ao Oriente, experiências de vida monástica, penitência e estudos. em Roma foi secretário do papa Dâmaso, que deu-lhe um encargo de fazer uma tradução para o latim da Sagrada Escritura, revendo traduções anteriores e fazendo novas. Já num segundo momento pós-morte do papa - 385 - foi marcado com algumas viagens ao Oriente, passou-o em Belém, todo entregue à Bíblia, traduzindo e a comentando algo que lhe fez ser o patrono dos biblistas. Homem de notável produção literária e de competência bíblica.

Neste mês celebramos este livro que nos acompanha durante toda a nossa vida litúrgica, desde o Batismo até a recepção dos últimos sacramentos, como se falava antigamente. Diríamos mais, este livro nos acompanha durante a vida toda, pois ele se encarna em nossa vida, pois a palavra se fez carne e habita em nosso meio para tenhamos uma vida plena.

A Bíblia, livro mais lido e mais vendido, contudo deve ser o mais vivido e mais encarnado. A Bíblia não deve enfeitar a sala, ao lado de um jarro de flores, junto à televisão. Nada mais que um livro decorativo, isso nunca! Afinal, o livros dos livros, nào é apenas a palavra de Deus, que a tradição cristã nos legou, é o próprio Cristo, vivo e palpitante, dentro da nossa casa, dentro da nossa vida. A Bíblia possui um terceiro volume, além do Antigo e Novo Testamento, e este é o Novíssimo Testamento que somos nós, que escrevemos e vivemos hoje, edição do novo milênio.

Ler não basta é preciso meditá-lo, é preciso atualizá-lo em nossas vidas, é preciso olhar contemplativamente na fé, esperança e humildade, numa alma simples e num coração de criança. Não podemos perder a sensibilidade espiritual, reflexivo do silêncio, da graça operando em nossos corações para que façamos um lectio divina.