A Missa que estamos celebrando nos  convida a dar graças ao Senhor por todos os benefícios que nos concedeu no ano que termina e pedir-Lhe a Sua Benção para o novo ano 2011.Certamente esses sentimentos de ação de graças e de intercessão da benção de Deus estão no coração de todos nós.

Como diz o Salmista "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios" (Sl 103,2)

A liturgia nos convida a dar graças e a pedir a benção de Deus. Dar graças é uma atitude característica de quem acredita na bondade de Deus. Na missa rezamos: "Demos graças ao Senhor Nosso Deus", e todos  respondem: "é nosso dever é nossa salvação". Agradecer é um exercício proveitoso para a nossa salvação porque nos incentiva a prestar atenção às ações e intervenções de Deus na nossa vida diária.

São  Lucas apresenta vários exemplos de gratidão no seu Evangelho proclamado neste temo de Natal:

1. Magnificat de Maria: "meu espírito se alegra em Deus meu salvador por que olhou para a humilhação de sua serva" (Lc 1,47-48);

2. Zacarias: "Bendito seja o Senhor Deus de Israel que visitou e libertou o seu povo" (Lc 1,68);  3.Pastores: "Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado" (Lc 2,20);

4.Simeão: "Agora Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz"

5. Ana: "Louva a Deus e fala do menino Jesus a todos que esperavam a libertação" (Lc 2,38)

"Agradecer" é apropriar-se das bênçãos divinas em nossa vida. É reconhecer que tudo o que acontece na  nossa vida tem a ação de Deus;

Ação de graças é a expressão da gratidão que temos para com Deus por todas as suas realizações em nossa vida: no passado, presente e  futuro. Gratidão pela condução segura que Deus faz de nossa vida  (Sl 95,2); de que é providente,  de que faz o melhor em favor de seus filhos (1Tes 5,18); Agradecer é mostrar que cada um entendeu a vontade de Deus para a sua vida;

Ter um espírito de gratidão a Deus é a condição para o exercício da fé. É impossível obter as bênçãos de Deus sem crer nEle (Hb 11,6). Sem aceitar que Deus é providente (Hb 1,3). Sem oferecer a Ele os créditos de nossa felicidade. "Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1Ts 5,18)

No milagre da ressurreição de Lázaro, Cristo não pede pelo milagre em si, mas a Sua oração é  uma expressão de confiança e gratidão no amor, no cuidado e  na direção do Pai: "Pai, eu te agradeço porque me ouviste. Eu sei que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste." (Jo 11,41-42 )

Uma postura grata, portanto, reconhece que Deus está no controle da nossa vida! É o primeiro passo para que Seu poder possa ser exaltado e glorificado.

O final deste Ano também nos lembra que na vida humano tudo é finito, é passageiro e que somente Deus permanece. Hebreus nos diz: "Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre". Por isso tomemos consciência que a nossa existência humana está radicada não só no mundo que passa, mas também em Jesus Cristo que não passa, pois Ele é o princípio e o fim de todas as coisas".  Jesus é o futuro definitivo do ser humano  e do mundo.

Réveillon é uma palavra de origem francesa e significa "despertar".