Objetivo desta meditação: dispor-se para o retiro. Recolher a vida. Abrir-se á ação do Espírito Santo, deixar-se conduzir e inspirar por Ele. Silenciar o exterior e o interior.

 

Recolher e rezar a vida:

1.      Texto bíblico para a Lectio Divina: Jr 18, 1-6

2.      "Javé tu és o nosso pai; nós somos o barro, e tu és o nosso oleiro; todos nós somos obra de tuas mãos" (Is 64,7). Deus quer ser força na minha fragilidade. Aceito a minha fragilidade, o meu vaso de barro? O Oleiro divino pode me moldar segundo a sua vontade? Ele pode continuar sua obra em mim até ser vaso segundo o Seu desejo? Sou convidado a cultivar a atitude de prontidão interna para "descer à casa do oleiro" e ouvir o que o divino Oleiro tem a me dizer. Como barro nas mãos do oleiro, deixo-me moldar pelas mãos do divino Oleiro para acolher o chamado de Jesus Cristo a servi-lo como presbítero.

 

Durante o Retiro, nos momentos de Oração Pessoal

1.      Acalmar-se, tomar consciência de mim, de eventuais medos e tensões. Silenciar interiormente.

2.      Colocar-se na presença de Deus e a Ele confiar-me

3.      Invocar o Espírito Santo, rezar a Ele.

4.      Ler o texto bíblico tranquilamente, retomando frases ou as palavras mais significativas, deixando-me tomar pela Palavra. Saborear o texto.

5.      Com os olhos da imaginação, criar o cenário de acordo com o texto lido. Prestar atenção ao modo como as pessoas se relacionam, ao que fazem, ao que se dizem.

6.      Estar atento ao silêncio.

7.      Conversar intimamente com Jesus ou com outro personagem central da cena. Falar sobre sentimentos, apelos, dificuldades. O texto conduz ao tipo de oração que ele provoca: louvor, súplica, agradecimento ou intercessão.

8.      Avaliar a oração realizada, estando atento aos principais: sentimentos; pensamentos; apelos e dificuldades.

9.      Escrever a lectio. Ao registrar, guardamos a intuição, a iluminação, a novidade da Palavra. Ajuda para não perder-se no esquecimento a riqueza inspirada pelo Espírito e vivida com intensidade na oração.

10.  Lembrar: o silêncio exterior e interior é condição, para que eu possa encontrar-me comigo mesmo e com Deus.