Encontramos três referencias onde Jesus fala: vós sois o Sal da Terra a luz do mundo: Mc 9, 50; Mt 5, 13-14 e Lc 14,34.

Em Mateus 5,13-14 "o sal da terra e Luz do mundo" faz parte das Bem Aventuranças: "Alegrai-vos e exultai porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhes será restituído o sabor?"

Humildade, inveja, escândalo.

Em Mc 9, 50: Jesus usa a expressão "sal da terra e luz do mundo"  esta relacionado ao serviço e a humildade. Jesus perguntou-lhes" de que faláveis pelo caminho? Mas eles calaram-se porque pelo caminho haviam discutido entre si qual deles seria o maior. Sentando-se, chamou os doze e disse-lhes: "Se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos".Porque todo o homem será salgado pelo fogo. O sal é uma boa coisa; mas se ele se tornar insípido, com que lhe restituireis o sabor? Tende sal em vós e vivei em paz uns com os outros".

Qualidades dos verdadeiros discípulos

Em Lucas 14,25 Jesus fala da abnegação e renuncia como qualidades dos seus verdadeiros discípulos. "Qualquer um de vós que não renuncia tudo o que possui não pode ser meu discípulo. O sal é uma coisa boa, mas se ele perder o seu sabor, com que o recuperará? Não servirá nem para a terra nem para adubo, mas lançar-se-á fora. O que tem ouvidos para ouvir que ouça".

Interpretando a palavra

"Devemos fazer com que nossa presença e nossas atividades tenham o efeito que o sal tem para a comida, ou seja, como ele preserva o sabor do alimento, devemos, com nossas atitudes, preservar os valores, virtudes humanas e cristãs que seja capazes de edificar a família, a sociedade e a Igreja.

Devemos ser luz para iluminar o ambiente, para ser capaz de indicar o caminho certo, os princípios certos da vida, da ética e da moral" para impedir que alguém tropece."

A nossa presença no mundo, assim como a de Jesus,  não pode passar despercebida no mundo, mas contribua com sua força para dar o sabor da vida e a conservá-la em nosso meio.

 

Inicialmente poderíamos nos perguntar o que tem a ver com uma Missa de 15 anos o Evangelho sobre o sal da terra e luz do mundo? Por que este Evangelho nos fala sobre a nossa identidade de cristãos.

O Evangelho de hoje nos questiona:  O que somos? O que fazemos? Com que projeto de vida nós nos identificamos ou assumimos? Jesus usa o binômio sal e luz para falar da nossa missão como cristãos.

-  A luz não é luz para si mesma, não ilumina a si mesma, nem o sal salga a si mesmo. Mas a luz para poder produzir o seu efeito deve ser colocada no alto, para iluminar a tudo e a todos, para refletir a luz de Cristo que está  em cada um de nós.

Nas trevas todos parecem iguais,  a maioria dos pecados e coisas ruins ocorrem na escuridão. A escuridão representa o medo, o perigo!Por outro lado na Luz os nossos rostos podem ser vistos, nossas ações podem ser confrontadas e o nosso caminhar pode ser observado. Na luz há grande esperança e alegria. Na luz há segurança. Na luz há ciência, entendimento e sabedoria . Na luz há gozo e júbilo. "Se alguém andar de dia não tropeça, porque vê a luz deste mundo, mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz" (Jo 11,9b-10)

O sal é a fé que temos em Deus, que tempera e preserva os valores de Deus, do seu Reino e do seu Evangelho.  A característica mais marcante  do sal é que ele é essencialmente diferente daquilo ao qual ele é adicionado. Por isso,  para sermos sal precisamos estar presentes, ser adicionados, somados e misturados ao meio onde vivemos e fazer a grande diferença para que a vida tenha um sabor especial. Precisamos tocar a nossa vida e a vida das pessoas com o gosto der ser filho de Deus e de ser cristão.

O sal não salga de longe, não tempera sem o contato e não higieniza se não for aplicado na quantidade necessária. Ser sal exige uma atuação quase que corpo a corpo com aqueles que ainda não tem sabor, que são as pessoas que vivem sem direção, na ignorância e nas trevas.

O sal não se corrompe mesmo estando em contato com a corrupção. O cristão é o justo no meio dos injustos, o altruísta no meio dos egoístas, o prudente no meio dos insensatos, o virtuoso no meio dos vícios. O sal é o elemento fundamental para evitar a corrupção, a podridão e a perda dos alimentos.

Ser sal é agir com humildade, ser amável, manso e confiável. É demonstrar a alegria da salvação recebida do Senhor Jesus. É enfrentar as dificuldades em paz, com confiança de que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.

Para ser cristão e para ser sal tem que estar junto, presente, com aquilo que vai ser transformado ou receber sabor.  E essa situação exige correr-se um risco. Existe o perigo de não salgar, não temperar e se tornar também como os que não tem sabor. Só deixaremos de ser sal e luz no mundo se perdermos o contato se não nos aproximar-mos de Deus e da sua Palavra.

A festa de quinze anos é um momento especial na vida de toda adolescente. É uma festa que marca a passagem da sua adolescência para a sua juventude. Esta festa é o início de uma vida social mais intensa, que marca o início de uma maturidade em busca da felicidade e do sentido da vida. Neste processo de crescimento humano e espiritual cada jovem se pergunta: "Qual o sentido da vida"; "para que viver", ou "por que vivo?"

Na filosofia Antiga o sentido da vida  consistia na busca e  aquisição da felicidade (eudaimonia). Ela era a característica mais eleva e mais desejada. Platão dizia: o sentido da vida consiste no equiíbrio entre: a razão, a coragem e os instintos. Aristóteles, seu discípulo,  diz que o sentido da vida e da felicidade humana perfeita só alcança través da contemplação da vida;

Jesus tocou no centro do sentido da vida dizendo: "Eu sou o caminho, a verdade e  a vida" (Jo 14,6). Cada ser humano dever estar convencido de que Jesus é o único caminho estabelecido pelo Pai pelo qual devemos caminhar para chegar a verdadeira felicidade e ao sentido da vida.

Pode-se dizer então que não existe vida cristã fora de Cristo, sem união íntima com Cristo. O cristão é chamado a colocar Cristo como fundamento da existência, não se descuidando da partilha da vida, da vocação e dos carismas e fazer da vida uma oferta viva e agradável ao Pai. Paulo por sua vez diz: "para mim o viver é Cristo" (Fl 1,21). E São João conclui: "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (Jo 17,3).

SENTIDO  DA VIDA

"Não sei... se a vida é curta ou longa demais pra nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia,lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia,amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais,
mas que seja intensa, verdadeira, pura...enquanto durar...."  (Cora Coralina)

A força do cristão vem da Palavra Sagrada do Evangelho e dos ensinamentos de Jesus: quando não se segue a palavra perde-se o sabor e a finalidade da vida, tornando-se inútil para a missão para a qual se foi destinado. Nenhum momento, onde quer que andemos e o que quer que façamos, pode estar excluído desta realidade de temperar e iluminar.

Tanto pela Luz como pelo Sal, o cristão deve ser o que transforma, o que conseva, o que clareia, o que ensina, o que ajuda o irmão, o que participa ativamente da vida em comunidade, o que faz desse mundo um lugar melhor para se viver

É quando somos sal apenas aparentemente. Temos a aparência do sal mas não somos sal, não somos diferentes verdadeiramente.

Ser "sal da terra" e "luz do mundo" é algo que deve se manifestar em todas as ações de cada um e no dia a dia das pessoas de fé.

O Cristão deve dar sabor aos relacionamentos, à sua vida e de todos os que o rodeiam e principalmente deve ser o elemento que protege a família, os amigos e a sociedade da corrupção e do pecado. Através do seu exemplo e de sua vivência cristã, o cristão deve ser o elemento que transforma o sabor da vida e que conserva em perfeito estado, sem pecado e sem corrupção as vidas de quem os rodeia, daqueles com quem convive em casa, no trabalho, no clube, na igreja e em todos os ambientes da sociedade.

A força do cristão vem da Palavra Sagrada do Evangelho e dos ensinamentos de Jesus: quando não se segue a palavra perde-se o sabor e a finalidade da vida, tornando-se inútil para a missão para a qual se foi destinado, e, acabará sendo jogado ao chão do mundo e pisado pelos inimigos da fé!

"Com que nossa presença e nossas atividades tenham o efeito que o sal tem para a comida, ou seja, como ele preserva o sabor do alimento, devemos, com nossas atitudes, preservar os valores de Deus. Devemos ser luz para iluminar o ambiente para que possamos nos encontrar e também impedir que alguém tropece."

Neste tempo de Quaresma somos chamados a uma conversão diária, para que Jesus Cristo seja a meta e o centro da vida de cada um e da vida da comunidade como um todo, como uma comunidade de fé, para que a igreja seja um lugar seguro, de adoradores e adoradoras, como uma comunidade dos que testemunham o Evangelho de Jesus Cristo. Os membros devem ser sinal de santidade no mundo, devem buscar em Jesus Cristo o exemplo de vida e se perguntar, a cada momento, Jesus faria isso? Jesus diria isso? Jesus pensaria isso?...

Que Deus, fonte e causa da verdadeira santidade, nos ajude e nos converta para o seu amor que se manifesta para com toda a Sua criação e nos ajude a sermos verdadeiramente o "sal da terra" e a "luz do mundo", aqui e agora e em todos os lugares onde estivermos.

Ser "Luz do mundo" significa que pelo Batismo nós fomos iluminados pela SS Trindade e nos tornamos filhos e filhas da luz. Jesus diz "Eu sou a luz do mundo quem me segue não anda nas trevas".

O sal era tão importante na época de Jesus que servia como  forma de pagamento, todos os que trabalhavam recebiam no final do mês a sua cota de pagamento em sal, daí veio a palavra salário como recompensa pelo trabalho.

Outros pensadores modernos como Jean-Jacques Rousseau, Albert Einstein, acham que o sentido da vida é "amar, ajudar e prestar serviços aos demais". Mahatma Gandhi diz : "Encontro meu consolo e minha felicidade me colocando a serviço de todas as pessoas"

No Judaísmo o sentido da vida consiste na observância das leis divinas,resumidas no Decálogo, dez Mandamentos e na reverência perante a Deus e sua vontade.

Para o cristianismo a felicidade e o sentido da vida é  a uniao pessoal com Cristo e a união mística com Deus . O significado da vida esta na máxima e eterna comunhão com Deus.

A medida que nós cômo discípulos de Jesus, percorremos com a nossa vida as atitudes, as palavras e as ações de Jesus, encontramos de modo profundo a verdade e a vida, já que encontra Jesus e conseqüentemente a felicidade de que tanto buscamos.

Encontramos três referencias onde Jesus fala : vós sois o Sal da Terra a luz do mundo:

1.      Mc 9, 50: Jesus nos orienta a cortar o pecado pela raiz. E depois conclui "O sal é bom. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe darão sabor?"  Tenham sal em vocês, e estejam em paz uns com os outros";

2.      Mt 5, 13-14: Jesus nos apresenta as Bem-Aventuranças uma cartilha de vida para viver a justiça,  e fazer a vontade de Deus;

3.      Lc 14,34: Jesus manda planejarmos a construção da nossa casa para não sermos ridicularizados (vida)

4.      Jesus, pelo batismo, nos deu sua luz, em nós há uma luz que deve iluminar "a casa toda", ou seja, nossa vida, a Igreja que participamos, a sociedade quem que vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Assim o Reino de Deus se manifesta quando somos "sal da terra" e "luz do mundo"!! Ser sal da terra e luz do mundo é a base de todo o testemunho cristão.