A chegada em um país estrangeiro implica sempre em grandes dificuldades. Quem chega desconhece geralmente a língua, os usos e costumes da nova nação. A comunicação se torna difícil. Além disso, em muitas ocasiões, os que vivem no país tendem a olhar o estrangeiro com desconfiança. Pensam que o recém-chegado vem para lhes tomar aquilo que é deles: postos de trabalho, direitos sociais etc. O estrangeiro, o imigrante é uma ameaça. Por isso, alguns pensam que se lhes deve negar até mesmo os mínimos direitos.

 

Jesus era judeu. Viveu toda a sua vida na Judeia e entre judeus. O evangelho do vigésimo domingo do tempo comum nos relata seu encontro com uma estrangeira. Os cananeus, além de estrangeiros, eram o povo mais odiado e menosprezado pelos judeus. Além disso, Jesus pensava que sua missão era dirigida fundamentalmente para os judeus primariamente em vez de fundamentalmente. Não havia nenhuma razão para fazer alguma coisa por uma Cananéia. Ela insiste. Está com sua filha muito doente. Jesus compreende a sua necessidade, mas responde que Ele foi enviado para os judeus. Mas a mulher insiste: "Até os cães comem as migalhas da mesa de seus senhores." Situa-se, assim, em uma posição de humildade completa, e de confiança. E Jesus não pode fazer outra coisa a não ser atender ao pedido da mulher. O próprio Jesus teve que aceitar que a sua missão rompia os limites das fronteiras, raças, culturas e religiões. O amor dirige-se para tosa a humanidade, sem exceção. Ninguém é desprezado por Deus. Todos são chamados para sentar-se a sua mesa. E não como cães, mas como filhos.

Abrir fronteiras, abrir corações e não desprezar ninguém por ser diferente é a grande lição desta passagem evangélica. Diante de Deus, não há ninguém diferente. Todos somos necessitados de salvação, de perdão, de reconciliação. E Deus nos senta a sua mesa como filhos que somos, porque nela há lugar para todos.

Reconhecer as pessoas que, perto de nós e de muitas maneiras, gritam, tal como a Cananéia: "Tem compaixão de mim."; acolhê-las e nos compadecermos delas é nossa missão como discípulos de Jesus.

Assim, vamos preparando, desde já, o grande banquete do Reino, para o qual Deus convidou toda a humanidade.

+ Eurico dos Santos Veloso

Arcebispo Emérito de Juiz de Fora(MG)