Ninguém sabe o dia em que Jesus nasceu. Os evangelhos, que foram escritos a partir de testemunhas oculares da pessoa dele, não fazem referência à data do seu nascimento. Nem escritos antigos de historiadores romanos ou judeus fazem referência à época do nascimento de Jesus. Então, como foi fixada a data do seu nascimento no dia 24 de dezembro?

Os povos antigos do norte da África adoravam o sol como Deus. Era uma tradição que vinha dos tempos de Akenaton, faraó do Egito, da 14ª dinastia, cujo nome na seqüência dos faraós era Amenófis IV. Ele fundou a primeira religião monoteísta de que se tem notícia na história da humanidade: Aton (o Sol) era o único Deus. Aboliu todos os deuses do Egito. Retirou todas as imagens dos deuses adorados milenarmente pelos egípcios dos santuários sagrados. Construiu uma cidade sagrada, planejada geométrica e geograficamente para viverem todos os adoradores do Sol. Mudou-se para lá com a sede administrativa do reino dos faraós. Quando morreu, os sacerdotes egípcios mandaram destruir a cidade e matar os adoradores do Sol. Muitos destes fugiram para Oriente Médio e para o Continente Europeu onde continuaram praticando a sua religião.

No Norte da Europa os adoradores de Aton festejavam a sua data sagrada na noite do dia 24 de dezembro. Dezembro, na região, é um mês gelado com muita neve, com dias curtos e escuros; noites de céu fechado e escuro. Mas naquela noite, por um fenômeno da natureza, o céu fica azul, claro e belo, cheio de estrelas cintilantes. E no início da manhã o sol despontava como se fosse uma imensa bola de fogo, vermelho, majestoso. Os adoradores do Sol passavam a noite toda em preces e orações ao seu deus.

Os cristãos, já na metade do segundo século do Cristianismo, adotaram aquela noite como a noite do nascimento de Jesus. Não apenas pela sua magia e beleza, mas porque o fenômeno da natureza revelava a existência de um Deus onipotente e eterno que havia criado todas as coisas belas, perfeitas e harmônicas. E esse Deus só poderia ser Jesus Cristo que disse: "Eu sou a luz do mundo". Esse sol majestoso e belo só poderia ser Ele. Então fixaram a data do nascimento d'Ele naquela noite.

Paulo Pinto é pároco de NS de Lourdes no Parque Dez.