FELIZ ANO NOVO

Dom Benedicto de Ulhoa Vieira*

Findou-se o ano 2010. Dentro de algumas horas o calendário nos vai introduzir no ano novo. Costumamos externar aos amigos e companheiros de caminhada nossos bons votos de feliz data. Ouve-se com frequência: "que o Ano Novo seja melhor do que o que passou". O certo é que Deus, Senhor da vida, nos conceda mais um ano para servi-lO e amá-lO, pois para isto nos concedeu Ele a vida, a saúde e a força para o trabalho.
Penso que a passagem de um ano para outro é presente de Deus criador, que nos ama e nos concede mais um tempo de vida para merecermos a recompensa pelo bem que tivermos a felicidade de operar.
Há, entre nós, pessoas que vivem sem compreensão do porque da existência. São vazias. Não conseguem saber para que estão neste mundo. Vazias e inúteis.
Outras felizmente existem que se dedicam com desprendimento às tarefas que a vida lhes destinou. Sempre dispostas, alegres, dedicadas aos outros, com o coração pulsando pelo bem do próximo, incansáveis. São pessoas sempre alegres e que se sentem felizes e dispostas a praticar o bem.
Em todas as camadas sociais, encontramos pessoas assim, que nasceram para se dedicar ao próximo e ser os anônimos "cirineus" que só se sentem felizes e realizados na medida em que são solicitados para servir a quem dele tenha precisão.
Lembro-me de minha paroquiana Dª Olívia que, além do lar onde cuidava do marido e dos seus dez (!) filhos, achava tempo para visitar doentes e necessitados sem se descuidar das práticas religiosas da paróquia.
"Feliz ano novo!" ouviremos este bom desejo e bons votos muitas vezes neste passar do ano. Preferia ouvir: Deus lhe dê um ano com muitas atividades em favor dos outros. Dilate Ele seu coração para ser o anjo bom dos que precisarem de seus préstimos. Que seus dias no ano novo sejam repletos de boas ações em favor dos que precisarem do seu braço e de sua presença para caminharem sem tropeço nas estradas da vida.
Feliz ano novo com coração quente de amor e braços ágeis para o bem do próximo: São meus votos aos prezados leitores deste espaço semanal.

*Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.