A Free Template From Joomlashack

A BÍBLIA PARA INICIANTES por Pe Rhawy PDF Imprimir E-mail
Qui, 01 de Setembro de 2011 00:00

Mensagem do Pai a cada homem, para que na história do mundo nasça o reino de Deus. O Antigo Testamento contém 46 livros; O Novo Testamento contém 27 livros; ao todo 73 livros.
Pentateuco: os cinco livros do AT são assim denominados, é uma palavra grega que significa cinco rolos ou livros. Esses 5 livros são também conhecidos como TORÁ (=lei) porque contêm a Lei da Antiga aliança.

Os livros do Pentateuco são:

Gênesis: livro que traz reflexões sobre as origens do mundo, do homem, do pecado, do Povo de Deus;

Êxodo: saída. Reflete sobre a saída do povo hebreu do Egito sob a liderança de Moisés.

Levítico: se chama assim porque traz as leis do culto e as obrigações dos sacerdotes e levitas;

Números; chama-se assim porque começa com a contagem do Povo de Israel;

Deuteronômio: segunda lei. É o livro que relata novamente a promulgação da lei da aliança. Convida à conversão e fidelidade.

Outros livros do AT:
Livros históricos: são 16 livros que narram história do Povo e seus líderes, como por exemplo, Josué, Juízes, Samuel, os Reis. Algumas edições da Bíblia reúnem os livros de Samuel e reis, sob o único título de "livro dos reis"

O 1o Livro de Samuel = o 1o Livro de Reis
O 2o Livro de samuel = 2o Livro de Reis
O 1o Livro de Reis = 3o Livro de Reis
O 2o Livro de Reis = 4o Livro de Reis

Nessas edições o 1o e o 2o Livro de Crônicas são chamados: 1o e 2o livros dos Paralipômenos.

Livros Sapienciais ou de sabedoria: são 7 livros. Neles encontramos a expressão da sabedoria e dos sentimentos do Povo: ditados, poesias, cantos, orações etc.

Livros proféticos: são 18 livros. Trazem a vida e a mensagem dos profetas. Por exemplo: Isaías, Jeremias, Ezequiel, Amós etc. ...

O AT foi escrito aos poucos, ao longo de quase mil anos. Já vimos que, de início, a história e as leis do Povo de Israel eram transmitidas de boca em boca, de pai para filho. Quando alguns começaram a colocar por escrito essas tradições (a partir do século X a.C. ou da época de Salomão), não surgiram logo os livros que nós conhecemos. Os textos mais antigos foram desenvolvidos e reelaborados mais de uma vez, na medida em que o Povo ia aprendendo as lições da história. Com a ajuda dos Profetas, ia reconhecendo novos aspectos da revelação de Deus.
Assim, a Bíblia foi escrita em épocas diversas e por muitas pessoas. Por isso, às vezes, a Bíblia pode contar o mesmo assunto em livros diferentes, como podemos comparar, por exemplo, o relato da criação do homem e da mulher em Gn 1, 26-31 com o relato de Gn 2, 7-25.
Outras vezes, num mesmo capítulo estão entrelaçados textos de épocas distantes. Também há grande variedade de tipos de textos, os chamados "gêneros literários". No AT temos poesias de amor, leis, histórias, cânticos da liturgia, provérbios e até umas poucas fábulas e novelas. Naturalmente é muito importante distinguir esses tipos de texto para entendê-los bem.

Como foi conservado e multiplicado o AT?

Naquela época se escrevia com tinta e caneta, em folhas de papiro, depois costuradas para formular rolos ou em pedaços de couro ou pergaminho, depois ajuntados em forma de livro. O texto original era copiado muitas vezes.

Conhecemos, hoje, muitas cópias desses antigos manuscritos. Eles transmitiram o texto hebraico do AT e suas traduções mais antigas, gregas e latinas. Só no século XV as Bíblias começaram a ser impressas e aí se introduz a divisão em capítulos e versículos, que usamos até hoje.

Como procurar um texto? Os livros da Bíblia estão divididos em capítulos e versículos para facilitar a procura e a citação de uma frase.

Quando você lê, por exemplo, a indicação EX 5, 12, o primeiro número indica o capítulo. Neste caso, é o livro do Êxodo, capítulo quinto. O número depois da vírgula indica o versículo. Neste caso, é o versículo 12.
Na Bíblia, o número dos capítulos está indicado com um número grande; os versículos com números bem pequenos.

Vamos rever o caminho feito:

  1. O que significa a palavra Bíblia?
  2. Como se divide a Bíblia?
  3. Quantos livros tem a Bíblia?
  4. Quantos são os livros do AT?
  5. Que quer dizer Pentateuco e quais são seus livros?
  6. Que outros tipos de livros tem o AT?
  7. Quando foi escrito o AT e como?
  8. Como foi conservado e multiplicado?
  9. Como você distingue o capítulo e o versículo?
  10. Procure os seguintes textos para se acostumar um pouco com o manuseio da Bíblia: Ex 19, 1; Sl 8, 2-3; Is 61, 1.

Última modificação em Dom, 28 de Agosto de 2011 10:25